Sprint – O Método Usado no Google Para Testar e Aplicar Novas Ideias em Apenas Cinco Dias

Como inovar? Por onde começar? Como montar uma boa equipe? Que forma terá uma ideia quando for colocada em prática? São muitas as perguntas que martelam na cabeça de quem precisa tirar ideias do papel, mas já existe um caminho infalível para responder a todas elas rapidamente: o sprint.

Categoria:

Por que você deve comprar este livro?

Esse livro foi uma releitura pra mim, mas agora com uma outra visão. Quando li pela primeira vez, eu tinha uma startup e queria consumir tudo que pessoas de startup falavam que era bom (se tivesse Starbucks em Curitiba, eu leria lá).

Resumo de 1 página de “Sprint: o método usado no Google para testar e aplicar novas ideias em apenas cinco dias”:

A ideia central do livro é que, em vez de você aprender o que pode para só daí testar (método convencional de lançamento de novos produtos), você vai aprender ao testar seu produto com o usuário.

No livro, ele fala de você fazer um sprint (nada a ver com o Scrum) de 5 dias para você ter ideias e testá-las. É como se fosse uma reunião/imersão que dura cinco dias mesmo. Você fica isolado, não pode usar celular ou computador (salvo nos intervalos e em momentos de pesquisa) e não trabalha em outra coisa.

Sobre a escrita: O livro é pura arte na escrita não-ficção para mim. Super direto, com exemplos diversos (não só quantidade, mas que abordam diferentes cenários) e com um toque de humor muito bom. Recomendo demais para quem lida com desenvolvimento de produto (meu caso) e também para você saber como preparar a sua cabeça para a mentalidade de prototipagem, mencionada no livro.

O tesouro do livro: Um sprint consiste em cinco dias: na segunda, você criará o seu objetivo com o sprint. Você precisa de um alvo – eles chamam de “comece pelo fim”. Na terça, você terá ideias de soluções. A quarta, você decide quais dessas ideias irá para frente. Na quinta, você trará essa ideia à vida. Sim, em um dia. Isso é uma beleza. O livro conta como. Na sexta, você vai testar sua ideia com seu público-alvo de verdade pra ver o que eles acham (gostam, odeiam, têm dificuldade, reações, etc)

Jake Knapp, o autor, trabalhou por 10 anos na Google e Google Ventures, braço da Google de investimento de alto risco. Ele criou esse método e os exemplos que ele usa, como Slack, tornam tudo muito acessível. Ah, ele aborda também serviços, não só produtos de tecnologia.

No final ainda tem uma checklist e o final de cada capítulo tem uma seção “notas ao facilitador”, focada em quem vai conduzir o processo. Se você não quiser usar os cinco dias, ainda assim o livro vai te fornecer dicas de como criar produtos e serviços com foco no utilizador. Numa outra empresa que eu trabalhava, fizeram (quase) tudo isso em um dia.

Esse livro é super famoso no meio de startup e é uma leitura muito interessante para quem trabalha com produtos. Esse processo também serve para o lançamento de novas funcionalidades e serviços. Não precisa ser só um lançamento de produto do zero.

Nota final:

⭐⭐⭐⭐⭐ 5/5

Este é um link de afiliado para a Amazon. Eu recebo uma pequena porcentagem se você comprar usando este link, assim como forma de apoiar meu trabalho ❤️