[ editar artigo]

Você não precisa de experiência para assumir seu primeiro cargo de liderança

Você não precisa de experiência para assumir seu primeiro cargo de liderança

Isso mesmo. Você não precisa ter sido um líder para assumir sua primeira posição de liderança. E vou te contar o que você precisa.

Pra mim, o mais importante é ter um mindset de crescimento.

A maior diferença entre um líder e um liderado é a mentalidade que o primeiro tem que ter. Quando eu contrato pessoas para serem líderes, a primeira coisa que eu quero saber é se ele tem mentalidade de crescimento.

Há mais de 30 anos, um estudo da professora de psicologia Carol Dweck trouxe à tona os conceitos de mentalidade de crescimento e mentalidade fixa – ou growth mindset e fixed mindset. Com objetivo de entender as diferentes tendências que os estudantes têm ao lidar com a falha, eles observaram a existência de dois “grupos”, de quem se recuperava facilmente e outro, formado por quem ficava devastados pelos menores contratempos.

E o que eles descobriram é que a diferença entre essas pessoas é que algumas, como do primeiro grupo, acreditam que suas qualidades podem mudar (com trabalho duro, boas estratégias e feedback, por exemplo) e outras acreditam que suas habilidades são dons natos, daí a frustração.

Segundo a especialista, os primeiros, que têm mais predominância da mentalidade de crescimento, costumam alcançar mais coisas. Isso porque, ao acreditarem que podem se desenvolver naquilo que se propõem, conseguem colocar mais energia no processo de aprendizado, tendo, assim, melhores resultados.

Líderes devem ter mentalidade de crescimento e desejar aprender para fazer a empresa crescer. Quando estou avaliando uma pessoa para assumir um cargo de liderança, a primeira coisa que olho é se a pessoa tem noção de como fazer a empresa crescer e como guiar as pessoas para isso, o que envolve um processo de percepção, feedback e monitoramento. Esse último ponto é importante, um líder precisa ser também um gestor.

Você não precisa de experiência.

Usualmente, as pessoas têm medo de assumir cargos de liderança por não terem experiência ou são superconfiantes de que já estão prontas. A verdade é: ninguém nunca está pronto para assumir um cargo de liderança. Mesmo hoje, depois de ter assumido a liderança de muitas equipes, eu ainda tenho que aprender muita coisa.

Por isso, o mais importante é você ter essa mentalidade de crescimento e melhorando a sua caixa de ferramentas.

Por isso, não se preocupe exatamente em ter já experiência de liderança para assumir seu primeiro cargo. Você pode, sim, ter uma atitude de líder antes mesmo de assumir a posição. E pode ir praticando ao longo do tempo.
Se você quer aprender mais sobre como se tornar um profissiaonl completo, você precisa descobrir o que é um polímata.

E você? Qual seu maior preocupação enquanto líder de primeira viagem ou se está buscando assumir esse cargo?

Ivan Chagas - Escola de Polímatas
Ivan Chagas
Ivan Chagas Seguir

Ivan Chagas organiza eventos desde 2011, é professor em cursos presenciais e virtuais há 4 anos, certificado como designer instrucional pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Ler conteúdo completo
Indicados para você