[ editar artigo]

O que são habilidades comportamentais ou soft skills

O que são habilidades comportamentais ou soft skills

Hoje em dia, cada vez mais se fala sobre o que são habilidades comportamentais ou soft skills e habilidade técnicas ou hard skills. Empregadores olham para essas duas habilidades quando vão contratar alguém.

As habilidades técnicas ou hard skills mostram o seu conhecimento específico do seu trabalho ou da sua área de estudo. Ninguém nasce com elas. Exemplos são programação, orçamento e conhecimento de Google Ads.

Conforme eu mencionei no post Quais são as habilidades do futuro, oito das 10 habilidades que todos os profissionais deverão ter até 2022 são habilidades comportamentais.

Mas então o que são habilidades comportamentais ou soft skills?

As soft skills são parte do seu comportamento que podem ser aprendidas. São geralmente habilidades interpessoais, ou habilidades sociais, ou traços de personalidade que giram em torno de caráter, trabalho em equipe, comunicação e ética. Soft skills tendem a funcionar bem de um trabalho para o outro, ou mesmo entre indústrias, mas são mais difíceis de quantificar num currículo do que habilidades técnicas.

Inclusive, vale ressaltar que você pode ser ótimo em negociação numa determinada indústria, mas isso pode mudar numa outra indústria. O que já não deve acontecer com uma habilidade técnica, como Photoshop - que tende a ser uniforme em todas as indústrias.

Por que desenvolver habilidades comportamentais ou soft skills?

Um estudo da McKinsey, que já comentei aqui, relata que quase metade das profissões dos EUA serão robotizadas nos próximos 10 anos. Esses são os trabalhos repetitivos e rotineiros.

Em 2017, o Google divulgou um estudo interno que analisava suas equipes para encontrar qual era a mais produtiva e inovadora. O que descobriram foi que as melhores equipes não eram as que tinham os cientistas mais inteligentes, e sim, aqueles que tinham grupos mistos com as mais diversas áreas de atuação e conhecimento.

Além disso, eles pesquisaram mais a fundo e descobriram que o maior indício de sucesso dentro do Google era habilidades como boa comunicação, insights sobre os outros e liderança empática.

O relatório de 2019 do Linkedin reporta que 92% dos profissionais de recrutamento disseram que soft skills são tão ou até mais importantes que as competências técnicas.

Uma combinação das habilidades técnicas com as comportamentais te farão um profissional mais completo. Por serem muito diferentes e aplicadas em situações diferentes, um bom equilíbrio entre conhecimento técnico e atributos interpessoais te destacarão sem dúvidas. Enquanto habiidades técnicas mostram sua proficiência na profissão, as soft skills vão demonstrar que você é uma pessoa boa para se trabalhar.

Em um artigo escrito na Harvard Business Review, eles tocam no tema que você desenvolver mais suas soft skills te colocarão numa vantagem competitiva, já que emoções e contexto são os maiores desafios para a inteligência artifical. Contudo, cuidado: há progresso na área.

Como desenvolver suas habilidades comportamentais?

Surpreendemente ou não, a capacidade de as pessoas aprenderem ou não essas habilidades já foi motivo de estudo, uma vez que acreditava-se que eram habilidades inerentes ou natas às pessoas. Até o MIT já fez uma pesquisa para descobrir se o treinamento dessas habilidades trazem retorno.

1. Desenvolva uma mentalidade de crescimento

Eu já até cheguei a comentar sobre isso em um post sobre como não se precisa de experiência para se tornar um líder aqui. Desenvolver resiliência, inteligência emcoional e outras habilidades é uma ótima maneira de você estar melhor preparado para o mercado de trabalho

Você deve desenvolver o que Carol Dweck definiu como mentalidade de crescimento  - a consciência de que você pode sempre aprender e crescer.

2. Faça uma autorreflexão

Você nunca vai saber como melhorar as suas habilidades comportamentais enquanto não souber quais precisam de desenvolvimento. Antes de começar a treinar, é importante entender em que pé você está em cada uma delas.

Publiquei um artigo como um guia completo sobre como se tornar um polímata. Talvez ele te ajude a dar seus primeiros passos.

Uma ótima maneira, claro, de você ter outras perspectivas de suas habilidades é perguntando aos seus colegas e ex-colegas por feedback. Eles podem te dar insights valiosos sobre como você estána régua da habilidade.

3. Pratique!

Depois de estudado o tema, vem a prática! Existem diversas maneiras, desde no emprego real, com situações reais, ou mesmo em ambientes controlados, como dinâmicas, retiros, sessões de team building - recentemente eu fiz dois escape rooms com duas equipes diferentes e é muito perceptível a diferença no meu comportamento após cada sessão.

Quais são as soft skills que você deve apostar por primeiro?

Nas próximas publicações, vou comentar um pouco sobre cada habilidade apontada no relatório do Fórum Econômico Mundial, mas posso acabar criando outros posts se vocês sugerirem outras habilidades que gostariam de ouvir mais.

As habilidades que o WEF apontou como mais importantes até 2022 são:

  1. Pensamento analítico e inovação
  2. Aprendizado ativo e estratégias de aprendizagem
  3. Criatividade, originalidade e iniciativa

Se quiser ver as outras, confira esse post sobre as habilidades do futuro.

TAGS

Trabalho

Ivan Chagas - Escola de Polímatas
Ivan Chagas
Ivan Chagas Seguir

Ivan Chagas organiza eventos desde 2011, é professor em cursos presenciais e virtuais há 4 anos, certificado como designer instrucional pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Ler conteúdo completo
Indicados para você