em Eventos

Salve, meus queridos, meu nome é Ivan Chagas e sou um organizador de eventos por paixão. Vou ensinar vocês sobre planejamento e organização de eventos: como fazer eventos de sucesso.

Se você tem interesse no tópico, não esqueça de conferir meu curso completo Planejamento e Organização de Eventos.

Quem sou eu?

Organizar eventos é muito massa – eu sou suspeito para falar porque foi assim que eu comecei a minha carreira profissional. Eu já organizava festas do meu colégio e pros meus amigos quando era adolescente – minha mãe que não gostava muito. Entrei na faculdade e fui logo pro Centro Acadêmico trabalhar com organização de eventos. Convidar palestrantes, promover o evento, comprar comida, organizar inscrições, tudo isso. 

Amava passar madrugadas montando kits de boas-vindas e passando barbante em crachás.

É sério, eu gostava mesmo!

Passei mais dois anos organizando eventos nesse formato mais tradicional, chegando a organizar para 100, 200, 500, 1000 pessoas. Eventos com 8 workshops simultâneos, fazia captação de patrocínio, montando conceitos, criava o site do zero (eu já sabia programar nessa época).

Aí, em 2013, comecei a dar treinamento para pessoas que estavam entrando na área de organização de eventos. Foi aí que montei um guia (em inglês, que você pode encontrar nessa aula, na descrição, para referência) com dicas básicas de organização. Começou como um guia de 20 páginas, hoje tem 70 páginas de conteúdo. Essa apostila tá à venda na Amazon, mas para vocês é de graça. 

Mas se quiser me fazer uma doação, me liga 😉 Eu não sei piscar.

Deixa que eu desenho:

Qual é a definição de eventos? Essa é uma pergunta capciosa, pois tem muitas, muitas definições.

Segundo o dicionário Michaelis, evento é “algo que acontece” e que se pode observar. Um evento pode ser um aparecimento de provável alternativa em determinado fenômeno probabilístico. É também um acontecimento planejado com lugar e hora determinados, que geralmente atrai grande público e cobertura da mídia, como uma festa, competição esportiva, espetáculo. 

Tem uma pesquisa pela Universidade de Manchester que propõe que um evento é caracterizado pela sua raridade, o que não é exatamente o nosso foco aqui. Então, para definir se uma coisa é “um evento”, a gente devia se basear em cálculos probabilísticos”, sua frequência.

Ótimo, essas são ótimas definições de dicionários, ou apenas genéricas. O que faz sentido, mas eu quero algo mais específico, porque sabemos de quais eventos estamos falando.

Alguns critérios de eventos:

Uma definição mais completa vem de um estudo publicado no Journal of Management Studies. Eles propõem seis critérios para o que eles chamam, vou fazer uma tradução livre aqui, eventos de campo. Essa categoria é usada para descrever organizações de feiras, cerimônias de negócios, competições e afins. É isso que eu queria.

Os seis critérios são:

  1. Eventos reúnem em um local atores de diversos backgrounds profissionais, organizacionais e geográficos.
  2. A duração de eventos é limitada, normalmente indo de algumas horas a poucos dias.
  3. Eventos promovem oportunidades de interação cara a cara não-estruturada.
  4. Os eventos incluem atividades cerimoniais e dramatúrgicas.
  5. Eventos são ocasiões para troca de informação e criação de senso coletivo.
  6. Os eventos geram recursos sociais e reputacionais que podem ser usados em outro lugar e para outros propósitos.

No meu curso de organização de eventos, eu defino eventos como “um agrupamento especial e dedicado de pessoas ao redor de um tema em comum”. Quero dizer que as pessoas têm que estar juntas, não necessariamente no presencial, mas com um propósito, ou seja, eles querem estar lá. Isso deixa encontros acidentais e flash mobs. Assim, fica um pouco mais amplo que a outra definição, já que não é somente focado em ambientes profissionais ou corporativos.

Essa foi uma ótima revisão na literatura.

O que são eventos de sucesso?

Minha expertise é fazer eventos terem sucesso: gerenciar equipes para que não passem por estresse, eventos que convertam em vendas, planos de contingência, montar agenda e conteúdo, convidar palestrantes e patrocínio comercial.

Em 2016, eu abri minha própria empresa de eventos, que foi comprada depois. Desde então, atuo como gerente de operações, responsável por criar e gerenciar um portfólio de mais de 60 cursos e 5000 alunos/ano, entre online e presenciais, em Curitiba. Fui, até janeiro de 2020, responsável pelas equipes comercial e de atendimento também.

Esse curso é focado para profissionais que vão organizar um evento pela primeira vez e para quem não é da área de eventos, mas que precisa organizar eventos por trabalhar no RH, marketing, vendas ou para promover seu produto ou serviço; e também para pessoas que querem explorar opções de carreira como organizadores de eventos!

No final dessa série de 10 aulas, você aprenderá quais são os componentes de um evento de sucesso, os principais pontos de um planejamento de eventos e as melhores práticas de organização de eventos em algumas áreas. Show?

O que você vai aprender neste curso de eventos?

Um pouco sobre o conteúdo que você vai aprender:

É o seguinte: se você já trabalhou com organização de eventos, já deve ter sentido que, nos dias que antecedem seu grande momento, é quando tudo dá errado e a gente cansa pra caramba. Vamos acabar com isso focando no que realmente importa. Nas primeiras três aulas, você verá sobre os componentes de um evento de sucesso: ou seja, quais áreas você tem que focar para que seus eventos deem certo e você passe por pouco estresse e atinja seus objetivos

Tenho uma confissão: eu não sou uma pessoa muito detalhista, eu me sobressaio mais lidando com pessoas. Por isso, nas aulas 5 a 7, quando falaremos sobre logística, cronograma e orçamento, a parte mais técnica, digamos assim, eu vou dar três ferramentas incríveis que me ajudam e ajudam minhas equipes a se organizar direitinho, alcançar os prazos e cumprir nossos objetivos financeiros. Você já viu um orçamento sendo divertido de preencher? Nem eu, não é pra ser divertido mesmo, é um orçamento. Mas prometo que vai ficar mais fácil de você entender e de utilizar ele. Chega de montar planilha que você não quer ver – ou pior, montar uma planilha pra outra pessoa usar.

Nas aulas finais, vamos entrar na parte mais “experiencial”: o marketing do seu evento, experiência do seu público e, não poderia faltar: sobre você, quais habilidades que eu acredito que todo organizador de eventos deve possuir e como deslanchar sua carreira.

Show? Eu estou muito empolgado pra isso, falar de eventos é algo que eu sou apaixonado e educação é minha vocação. Como dizemos em minha cidade natal: melhor do que isso, só dois disso.

Vamos começar?

Na primeira aula, sobre O que faz um evento ter sucesso, vamos falar sobre as seis áreas de um evento, os 2 motivos que fazem um evento dar errado e o motivo que fará seu evento dar certo.

Garanta que você se inscreveu no canal para acompanhar as aulas! Deixe seu curtir nessa aula aqui se você acredita que esse curso poderá te ajudar a alcançar seus objetivos. Compartilhe com seus colegas de trabalho e profissão para que eles possam acompanhar também.

Não esqueça de baixar a minha apostila aqui, assim você pode ter visão geral do que envolve o planejamento de evento. O download é gratuito.

Sempre olhe pros lados. Até o futuro!