Bem-vindos ao curso gratuito Liderança eficaz, onde vemos o conceito de liderança. O que é liderança eficaz? Como ser um líder na prática? Qual é a rotina de um líder e como executá-la da maneira mais eficiente possível? Vamos cobrir neste curso os fundamentos de liderança que ocupam 80% da rotina de todos os gestores.

O conceito de liderança pra mim.

Dando exemplo rápido aqui: eu tenho um longo histórico com liderança. Por 4 anos eu participei da AIESEC, uma ONG que trabalha com desenvolvimento de liderança em jovens. Nessa época, eu vi muita teoria sobre o que é liderança, participei de treinamentos e assumi algumas posições de liderança. Vale ressaltar, claro, que era uma ONG e o trabalho era voluntário. Cheguei a ter uma equipe de 13 pessoas, inclusive com coordenadores.

Naquela época, de 2011 a 2014, se falava muito de trabalhar com o que se gosta; se você gostar do seu trabalho, não precisará trabalhar um só dia na vida, essas coisas. Eram tempos motivacionais, vamos dizer assim. Então o conceito de liderança pregado era muito participativo e servil – e eu acho ótimo falar disso.

Só que nesse meio tempo, trabalhei para pequenas e médias empresas, vendo sobre o que é liderança de maneiras muito diferentes. Vi desde aquele gestor distante, que só aparece pra dar ordem. Até uma líder que se preocupava um monte com seus funcionários e era super firme na cobrança. Também tive aquele líder que só perguntava como eu tava, sem cobrar prazos. E um caso muito especial daquele gestor que tava aprendendo a função, claramente não se sentia confortável nela, mas tava muito aberto a aprender.

No comecinho de 2020, eu criei um curso, chamado Meu Primeiro Cargo de Liderança, que foi muito bom o feedback do pessoal. São quase 10 horas de conteúdo, o curso mais longo que eu criei, só pra falar da rotina. Ele é muito completo e prático.

O que é liderança: ninguém nasce pronto.

É o seguinte: para mim, ninguém nasce sabendo ser líder e o que é liderança. Pelo que observei, aquelas pessoas que você percebe que têm mais naturalidade e sabem executar uma liderança eficaz, ou elas são muito boas mediando pessoas porque já passaram por muitos casos assim, mesmo que não em posições formais. Ou porque são pessoas muito confiantes e, então, conseguem dizer com clareza e firmeza o que precisa ser feito.

Ao longo desses anos, eu já contratei e treinei muita gente em seus primeiros cargos de liderança. Como as empresas nas quais eu trabalhei em posições de gerente não passaram de 50 funcionários, era muito comum a gente abrir posições de liderança para áreas novas e eu tinha que dar a instrução para as pessoas. Nessa última empresa que eu tava, saímos de 12 pessoas para 47 pessoas – a minha área foi quebrada em áreas menores várias vezes.

O que veremos neste curso de Liderança Eficaz:

As maiores dores que eu vi as pessoas enfrentarem é que elas começam a consumir muito conteúdo sobre liderança e gestão – só que existe muito, muito conteúdo mesmo, e não tem como você aplicar tudo na primeira semana, nem no primeiro mês. Por isso, pensei em criar algo que fale o que é liderança, focando no essencial.

Os líderes de primeira viagem geralmente são pessoas excelentes tecnicamente – excelentes atendentes, comerciais ou comunicadores, mas não entendem de gestão e se perdem muito na hora de conduzir reuniões, tomar decisões e participar da parte tática e estratégica da liderança.

Por isso, montei esse curso gratuito de Liderança Eficaz, uma série de 10 aulas, com três objetivos em mente:

  1. Ensinar quais são os 20% de conteúdo dos melhores cursos de liderança que ocupam 80% da sua rotina. Existe uma série de passos que você vai precisar executar, senão todo dia, toda semana.
  2. Conceitos de gestão e administração para que você consiga se sentir mais confiante tomando decisões e abrindo espaço para que sua liderança cause mudanças.
  3. Por último na lista, mas com certeza não o menos importante: como ser um líder que as pessoas gostem de trabalhar.

O que compõe a liderança? Vamos olhar rapidamente no que o mundo tá dizendo sobre o que torna uma liderança eficaz.

Deixa que eu desenho:

Vamos rever mais sobre conceito de liderança no que tange rotina na próxima aula, quero dar uma pincelada breve aqui.

Iniciando com uma pesquisa da Forbes Council, uma comunidade exclusiva da Forbes de homens e mulheres de negócio de sucesso. Para eles, são 16 as competências de um líder, mas eu destaco quatro aqui: Agilidade destemida, Respeito conquistado, Firmeza enquanto flexível e Inteligência cultural. Falo dessas porque são as que mais se destacam, já que as outras você encontra em outras listagens. Não deixe de ler o artigo completo na Forbes.

Uma outra pesquisa conduzida numa das faculdades de elite dos EUA envolvendo 20.000 executivos identificou 6 habilidades. Elas são: habilidade de antecipar, desafiar, interpretar, decidir, alinhar e aprender. Muito parecido com o ciclo PDCA que aprenderemos mais pra frente. Essa pesquisa foi publicada da Harvard Business Review em 2013.

Agora dois programas de especialização que eu fiz para revisitar as teorias sobre liderança para esse curso. O primeiro programa se chama Liderança Estratégica e Gestão, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. Eles dividem a liderança em três momentos: decisão individual, decisão em grupo e gerenciar motivação. Vamos abordar essas tarefas na próxima aula.

Já o segundo programa, chamado Liderança Inspiracional, da Escola de Altos Estudos Comerciais de Paris ou HEC Paris, muito focado no sentido de liderança de relacionamentos e interação entre pessoas. Esse programa foca muito numa habilidade chamada Inteligência relacional, definida como a habilidade de conectar-se com os outros e estabelecer uma confiança mútua.

Esse curso de Liderança Eficaz vai beber muito dessas fontes. Vamos abordar essas habilidades e tarefas críticas dos líderes. Na última aula desse curso gratuito, vamos abordar as habilidades em maiores detalhes. Essa foi uma breve revisão na literatura. Tá desenhado, vamos para a prática.

Conceito de liderança: não existe essa de liderança ou gestor.

Antes de começarmos, eu gostaria de falar que tenho algumas visões talvez um pouco específicas sobre liderança. Eu não gosto de falar que líderes têm que ser fofos, que eles só existem para inspirar. Ou mesmo que líderes são seres superiores a gestores. Essas coisas. A maioria dos cursos que eu vejo coloca que, ou você é líder, ou você é gestor – como se você tivesse que se afastar de um para se tornar o outro.

Pra mim, liderança tem muito a ver com sua influência, mas não podemos descartar que tem muito a ver com seu cargo, sim. Se você tá numa posição de liderança, você tem sim influência por conta do poder que um título automaticamente emana. Não desconsidere isso.

Aprender sobre o conceito de liderança é saber desempenhar os dois papéis.

O seu papel na organização muda. Se você trabalhava como comercial, atendente ou programador, agora seus colegas deixam de ser seus pares. Será esperado de você outra postura. No curto prazo, você pode ser sim chefe de sua equipe e ser muito amigo deles. Mas isso vai afetar, sim, a sua tomada de decisões lá na frente. É inconsciente – isso se chama viés cognitivo. Você não pesa o futuro de um amigo da mesma maneira que você reflete sobre uma outra pessoa.

A menos que você planeje ficar no cargo por 6 meses, você tem que se tornar um gestor também.

Por isso, eu já bati nessa tecla antes de que não existe essa dicotomia entre líderes versus gestores. Embora eu entenda, sim, a intenção por trás desses posts: de descartar aquela ideia tradicional de líder autoritário e dar uma visão de que líderes podem conseguir resultados muito melhores engajando seus liderados com cultura, atividades sociais, empatia e essas coisas.

Só que eu vejo que isso acaba sendo distorcido que muitas pessoas começam a idealizar uma liderança que não tenha que gerenciar e controlar, no sentido administrativo da palavra, os seus liderados. E tem sim.

Conhecendo a estrutura do nosso curso gratuito Liderança Eficaz:

Maravilha! Agora vamos entender um pouco sobre como esse curso gratuito de Liderança Eficaz está formado.

Nessa primeira aula, quis definir algumas visões gerais sobre o que é liderança, o conceito de liderança e para qual lado estamos remando. Vamos falar sobre as coisas que você fará com mais frequência. Entender sua equipe e tomar decisões. Assim, na segunda aula, Rotina de um líder, vamos abordar as três tarefas mais repetitivas de um líder e dicas de como fazê-las bem, num panorama geral.

Na terceira aula, abordaremos o conceito de Estágios de formação de uma equipe. Essa teoria fala sobre quais são as etapas que toda equipe passa para até chegar à alta performance. Isso servirá como base para nossa quarta aula, onde falaremos sobre os maiores problemas da equipe: o que vai atrapalhar o seu sucesso.

Na quinta aula, vamos passar rapidamente pelo conceito de administração que acredito que seja a base para líderes: o ciclo de planejamento e execução de projetos, o ciclo PDCA. Isso é administração básica. Na sexta aula, abordaremos comunicação eficaz, maiores erros de comunicação entre líder e liderados e o Diagrama da Comunicação. Um modelo visual para você entender como pessoas interagem.

Na reta final desse curso gratuito, vamos abordar delegação de tarefas de maneiras eficiente, como conduzir reuniões e, por últimos, destrincharemos as habilidades dos líderes, finalizando com um modelo de autoavaliação da sua liderança.

Show? Eu estou mega empolgado para tê-los nessa jornada. Curto demais falar sobre pessoas e conceito de liderança. Eu comecei muito cedo, tive visões de diversas pessoas e caminhos diferentes e eu serei o mais honesto. Esse curso está recheado de exemplos e vivências minhas. Vai ser muito legal.

Se está no seu primeiro cargo de liderança, prestes a assumir sua primeira posição, esse curso vai ser uma caixa de ferramentas que você usará, te prometo, no seu primeiro dia. O curso também será ótimo para pessoas orgulhosas de suas trajetórias e que gostariam de dar um processo passo e se candidatar para um cargo de liderança 

Como dizemos em minha terra natal, melhor do que isso, só dois disso.


Agora que entendemos o básico do conceito de liderança, veremos na primeira aula, Rotina de um líder, as três tarefas principais de um líder, essas que ocupam 80% da sua rotina e que, se você dominá-las, vai se sobressair e se sentir mais confiante pro restante da sua jornada.


Acompanhe o curso gratuito no YouTube:

Esse artigo é uma transcrição do conteúdo no YouTube, com algumas modificações para se encaixar no contexto de um artigo para leitura. Garanta que você se inscreveu no canal para acompanhar as aulas!

Compartilhe com seus colegas de trabalho e profissão para que eles possam acompanhar também.

Sempre olhe pros lados. Até o futuro!